Análise ambiental e problemas socioambientais na porção leste do Mato Grosso do Sul, sob a ótica de dados secundários e de noticiários (1980 2020)

Autores

  • Arlinda Montalvão de Oliveira
  • Ana Fábia Damasceno Silva Brunet
  • Mário Marcio Germiniano

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716420202443

Resumo

Os municípios localizados na fronteira Leste do Estado de Mato Grosso do Sul, compreendendo Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo, vivenciaram nas últimas décadas uma revolução em suas atividades econômicas, da pecuária extensiva para o plantio de eucalipto, levando o Estado de Mato Grosso do Sul ao ranking nacional na produção de celulose. A presente pesquisa propõe: a análise de conteúdos, material obtido com recortes de matérias publicadas em jornais e sites de noticiário on-line, sobre a produção do eucalipto e celulose no município de Três Lagoas, local onde estão instaladas as fábricas Eldorado Brasil e da Fibria/Suzano; e analisar o novo modelo de economia capitalista, apresentando os pontos positivos e negativos para os municípios produtores e áreas adjacentes. A análise dos dados da presente pesquisa perpassa a década de 1980 até os dias atuais, período em que registrou o ápice na mudança da atividade econômica da pecuária extensiva (predominante do município de Três Lagoas) para a produção de celulose. A base epistemológica está apoiada na concepção dos estudos de Lacey sobre o papel da Ciência e seus valores sociais e morais. Nota-se que o apogeu da economia, voltada para a silvicultura apresentou benefícios e impactos causados pelas atividades econômicas, expondo os benefícios das inovações tecnológicas empregadas no setor agroindustrial e revelando os impactos socioambientais, decorrentes do plantio de eucalipto e da produção de celulose. PALAVRAS-CHAVE: Agroindústria. Silvicultura. Meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-07-2020

Como Citar

Oliveira, A. M. de, Brunet, A. F. D. S., & Germiniano, M. M. (2020). Análise ambiental e problemas socioambientais na porção leste do Mato Grosso do Sul, sob a ótica de dados secundários e de noticiários (1980 2020). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(4). https://doi.org/10.17271/1980082716420202443

Edição

Seção

Artigo Completo