TOCAR-GRAFIAS: entre redes e rodas nas escolas públicas da RESEX de Cassurubá - BA

Authors

  • Luana Manzione Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716520202655

Abstract

 

As Oficinas de Cartografia Socioambiental realizadas em escolas públicas da área de influência da Reserva Extrativista de Cassurubá – BA fazem parte das ações previstas no Subprograma de Educação Ambiental do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação Federal de uso sustentável (UC). Nossos objetivos consistiam no fortalecimento e valorização da identidade e cultura ribeirinhas, introdução do debate acerca da RESEX de Cassurubá: sua história, relevância, delimitação territorial e o papel de cada uma das crianças em prol da conservação da sociobiodiversidade. Esse relato de experiência apresenta em sua abordagem temática inspiração nas discussões da Ecopedagogia e Alfabetização Ecológica, mediada por práticas da Pedagogia da Roda (roda de conversa, escuta sensível e dialogia), atividades sensoriais e artísticas, de forma a provocar as crianças a compartilharem seus saberes e experiências acerca de seu território a partir de múltiplas linguagens. Nesse percurso educativo pudemos levantar junto às crianças seu conhecimento sobre a RESEX, promover apropriação, cooperação, criatividade, felicidade, harmonia, protagonismo e sensibilizá-las com relação a importância de sua participação, consolidando essas falas e indicadores em um mapa colaborativo baseado em nossa roda de conversa. Essa experiência mostrou-nos a relevância da necessidade do exercício diário de propormos espaços educativos que atuem com base em métodos ativos de aprendizagem para que infâncias e juventudes se apropriem e se tornem protagonistas de suas histórias de vida em suas comunidades em prol da conservação de sua sociobiodiversidade.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luana Manzione Ribeiro

  

Published

08-12-2020

How to Cite

Ribeiro, L. M. (2020). TOCAR-GRAFIAS: entre redes e rodas nas escolas públicas da RESEX de Cassurubá - BA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(5). https://doi.org/10.17271/1980082716520202655

Issue

Section

Complete Article