Ecopedagogia: Formação de Professores em Educação Ambiental por meio de histórias de vida

Autores

  • Daniele Andréa Pagani
  • Denise Regina da Costa Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716620202672

Resumo

 

O presente artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado, ainda em andamento, cujo objetivo principal é investigar a práxis pedagógica, para, assim, contribuir efetivamente por meio de formação adequada aos professores atuantes em rede pública de educação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa será realizada por meio das histórias de vida resgatadas em sete encontros de ateliês biográficos. Estes, por sua vez, terão como base as narrativas de vida teorizadas por Josso (2004) e Delory-Momberger (2006) e definidas como uma abordagem formativa centrada no sujeito aprendente. Estes ocorrerão tendo sempre como base a Educação Ambiental Crítica. Alguns dos principais autores citados são: Loureiro (2004), Gadotti (2001), Morin (2011), entre outros. Espera-se, após a conclusão da pesquisa, atingir os objetivos de reflexão sobre as práticas pedagógicas com relação à Educação Ambiental, podendo assim contribuir, de fato, com a formação de cidadãos preparados para os desafios deste milênio.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Andréa Pagani

   

Denise Regina da Costa Aguiar

 

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Pagani, D. A., & Aguiar, D. R. da C. (2020). Ecopedagogia: Formação de Professores em Educação Ambiental por meio de histórias de vida. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(6). https://doi.org/10.17271/1980082716620202672

Edição

Seção

Artigo Completo