A Consciência Socioambiental para a Psicologia Histórico Cultural e a Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082718120222805Resumo
A compreensão da relação sociedade-natureza posta pela Educação Ambiental em virtude da crise ecológica já denunciada desde anos 1950 se acentua com a crise sanitária mundial atual. O entendimento da tomada de consciência na relação dos humanos com o seu entorno natural e cultural contribuem para reflexões acerca do assunto e é primordial para a alteração do status quo estabelecido. Nesse prisma, convém enveredar pelas ideias da Psicologia Histórico-Cultural representada por Lev Semiyonovich Vigotski e pelos pressupostos da Educação Ambiental Crítica, com diversos representantes influenciados pelas ideias de Paulo Freire. Pressupondo que ambas as correntes encontram semelhanças entre si em diferentes cenários, tematizamos a articulação desses referenciais pela importância e pertinência para a formação da consciência. O trabalho não pretende sobrepor ideias e correntes sobre as outras, tampouco findar o assunto proposto nessa temática, mas como o próprio resultado desse trabalho, estabelecer articulações e reflexões sobre a relação homem e natureza, abordando assuntos como consciência socioambiental, o papel social e o sujeito nesses dois campos teóricos.
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