O PAPEL DA MICROACESSIBILIDADE NA MOBILIDADE URBANA NAS CIDADES SUSTENTÁVEIS: CASO DA ESTAÇÃO SANTO AMARO NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827842012284Resumo
Entender a mobilidade urbana na metrópole contemporânea requer uma análise que vá além da visão da engenharia de tráfego e da circulação de veículos nas vias. O deslocar nas grandes cidades deve envolver relações complexas entre as características pessoais e econômicas do cidadão, dos sistemas de transportes disponíveis - sejam eles individuais ou coletivos -, assim como entre o uso e a ocupação do solo urbano e a configuração do território existente. Frente ao aumento crescente dos desafios de circulação na metrópole paulista, o tema da mobilidade urbana vem sendo amplamente debatido na sociedade. Nesse sentido, a partir do estudo de caso da estação Santo Amaro da Linha 9 (localizada paralelamente ao Rio Pinheiros) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, procura-se estudar a microacessibilidade dessa estação de trem articulada com os diferentes modos de transporte entre si por meio da análise da configuração espacial do território no entorno da estação. Parte-se hipótese de que, apesar da modernização recente dos equipamentos da linha do trem e da integração tarifária entre ônibus e metrô/trem, a microacessibilidade é ainda ineficaz, reduzindo tanto o potencial de atração das estações (que representam um nó diante da rede metropolitana), como da qualidade do percurso do pedestre e da intermodalidade, bem como da construção de equipamentos públicos de referência e de qualidade. Isso ocorre principalmente devido à ausência de uma política integrada e contínua do setor de transportes e do planejamento urbano das últimas décadas, à má concepção e gestão dos espaços públicos e consequentemente à falta de clareza no entorno do ambiente construído das estações. O modelo teórico proposto no trabalho tem caráter exploratório, com abordagens qualitativas, baseada em estudo de caso. O método para atingir o objetivo consiste no levantamento em campo de variáveis pré-estabelecidas cujos resultados foram sintetizados numa matriz conceitual para posterior indicação de possíveis melhorias sob o ponto de vista dos diferentes papéis que o cidadão desempenha durante o seu locomover pela cidade, ora pedestre, ora ciclista, ora usuário do sistema público, ora motorista. Com este estudo busca então contribuir para discussão da melhoria da microacessibilidade do entorno de equipamentos públicos de referência na mobilidade urbana a fim de que ocorra a articulação entre os sistemas de transporte e o território urbano de modo a ampliar a qualidade do direito de ir e vir dos cidadãos nas cidades brasileiras.