REFLEXÕES DA CONCEPÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA

Authors

  • Angélica Góis Morales
  • Larissa Albuquerque de Castro
  • Lais Regagnan Dias

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827862012314

Abstract

A educação ambiental, com base nos movimentos ambientalistas, busca por meio de um saber socioambiental pensar, refletir e agir na sociedade de maneira a valorizar a relação ser humano e natureza numa relação intrinsecamente interdependente. No Brasil, na busca do fortalecimento da educação ambiental foi criada algumas redes, como a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) em meados da década de 1990, expandindo-se principalmente no inicio do século XXI, como Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA), a Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA-PR) entre outras, no intuito de integrar, articular e difundir as ações em educação ambiental. As redes exercem um importante papel de expansão e aprofundamento de ações, seja em uma comunidade local ou regional. A fim de promover a ampliação e o desenvolvimento da Educação Ambiental no munícipio de Tupã e na região da Alta Paulista, foi constituída a Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP), que visa à inter-relação dos profissionais que trabalham com educação ambiental nessa região, para o fortalecimento e expansão de formas de integração e articulação entre instituições, órgãos públicos e educadores ambientais, comunicando, discutindo e realizando projetos e ações que compreende a temática da Educação Ambiental. Nesse processo de criação e estudo da concepção de redes, esse artigo tem o propósito de tecer reflexões acerca da constituição da REAP mediante o estudo sobre e na tentativa da promoção de parcerias e acordos numa construção coletiva, com ênfase da educação ambiental.

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Published

10-11-2012

How to Cite

Morales, A. G., Castro, L. A. de, & Dias, L. R. (2012). REFLEXÕES DA CONCEPÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 8(6). https://doi.org/10.17271/19800827862012314

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