AGRICULTURA MODELO: CAPACITAÇÃO DE JOVENS HABITANTES DA ZONA RURAL DA APA DE BOTUCATU EM AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Marísia Cristina da Silva
  • Luiz César Ribas
  • Bernardo Tomchinsky

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827872012334

Resumo

O êxodo rural nada mais é que a migração do homem do campo para cidades remanescentes ou até mesmo para grandes centros. Assim, o resultado desse fenômeno é a deterioração social e ambiental do meio rural. O rural, sem condições de trabalho digno, sem perspectiva de vida no campo sai rumo a meio urbano em busca de condições melhor de vida e emprego. Isso decorrente da modernização da agricultura que faz com que o agricultor familiar não consiga se modernizar no mesmo ritmo. Daí então o desinteresse dos filhos desses agricultores em permanecer no campo e ter a minha vida com dificuldades dos pais. O Projeto Agricultura Modelo: Capacitação de jovens habitantes da zona rural da APA de Botucatu buscou difundir conhecimentos, bem como prestar tecnologias adequadas para que o jovem morador da área rural da APA de Botucatu tivesse formas alternativas para se fixar no campo. Como isso, a aproximação desses jovens com o meio acadêmico se tornasse proveitosa para ambas as partes, possibilitando um intercâmbio de informações, identificação das problemáticas atuais do jovem no campo e a troca de experiências. Objetivou principalmente envolver e comprometer os (as) jovens agricultores (as) para que se fixem no campo, para que possam assim, contribuir para o processo de recuperação e gestão ambiental e, ao mesmo tempo, para que possam diversificar suas rendas e fazer frente ativamente à contaminação dos recursos hídricos do Aqüífero Guarani nesta área de recarga; ajudando assim também a minimizar o fenômeno do êxodo rural.

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Publicado

2012-11-10

Como Citar

Silva, M. C. da, Ribas, L. C., & Tomchinsky, B. (2012). AGRICULTURA MODELO: CAPACITAÇÃO DE JOVENS HABITANTES DA ZONA RURAL DA APA DE BOTUCATU EM AGRICULTURA SUSTENTÁVEL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 8(7). https://doi.org/10.17271/19800827872012334