Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na gestão da sustentabilidade do setor de suco de laranja do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719420233776

Palavras-chave:

ODS, Gestão Sustentável, Suco de Laranja

Resumo

O modelo econômico atual tem levado os recursos naturais à exaustão e, com isso, cresce a pressão por parte dos clientes e demais partes interessadas para que as empresas atuem de forma mais sustentável. Visando atender esta demanda e enxergando os potenciais benefícios advindos da adoção das práticas sustentáveis, como maior aproximação com seus stakeholders e maior estabilidade em períodos de crise, alguns setores passam a apresentar engajamento no tema. Por isso, no decorrer das últimas décadas, alguns conceitos que visam aproximar o mundo corporativo das práticas sustentáveis foram apresentados e passaram por evoluções. O setor de suco de laranja do Brasil, área em que o país é destaque global, apresenta engajamento sobre o tema?.  Face ao exposto, objetivo da pesquisa foi verificar como se dá a adesão das maiores empresas do setor de suco de laranja aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, como consta na Agenda 2030. A metodologia utilizada é caracterizada como qualitativa, bibliográfica, descritiva e documental. Os resultados mostram que as maiores empresas do setor têm se esforçado para promover a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na gestão dos negócios, contudo, este processo se dá em ritmos distintos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

15-11-2023

Como Citar

BETTINI, Mariana Manente; SILVA FILHO, Cândido Ferreira da; CONTI, Diego de Melo; BENEDICTO, Samuel Carvalho De. Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na gestão da sustentabilidade do setor de suco de laranja do Brasil. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 19, n. 4, 2023. DOI: 10.17271/1980082719420233776. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/3776. Acesso em: 5 jan. 2025.