Análise da produção científica nacional dos últimos cinco anos que envolveram Educação Ambiental e Agrotóxicos

Autores

  • Valeria Aparecida Lanzoni Zanetoni Professora Mestra, SEDUC-MT, Brasil
  • Marcelo Franco Leão Professor Doutor, IFMT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719420234372

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Estado do conhecimento, Pesticidas, Publicações

Resumo

Este estudo objetiva analisar a produção científica nacional dos últimos cinco anos (2016 a 2020), que abordam ações de EA e envolvem a temática agrotóxicos no ensino de química. Foram consideradas como fontes de informações as plataformas SciELO, Periódico Capes e BDTD, em que se analisou 30 produções com os critérios: autor e ano; público envolvido; abordagem da temática; ação desenvolvida; referências basilares e principais resultados. Em suma, as análises possibilitaram observar variadas atividades pedagógicas, textos de revisão e materiais para o setor agrícola. Evidenciaram-se, também, limitações de abordagens críticas nas práticas educativas. Logo, faz-se necessário ampliar os estudos, bem como desenvolver e divulgar ações que promovam a EA relacionada aos agrotóxicos.

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Publicado

05-12-2023

Como Citar

Zanetoni, V. A. L., & Leão, M. F. (2023). Análise da produção científica nacional dos últimos cinco anos que envolveram Educação Ambiental e Agrotóxicos. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 19(4). https://doi.org/10.17271/1980082719420234372