ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS SOBRE DESASTRES ASSOCIADOS A DESLIZAMENTOS DE TERRA – ESTUDO DE CASO NUMA COMUNIDADE EM NITERÓI, RJ.

Authors

  • Marcos Barreto de Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827962013471

Abstract

RESUMO: A diretriz normalmente adotada para a redução dos desastres associados a deslizamentos de terra no Brasil consiste prioritariamente em executar obras de engenharia para estabilização das encostas. Apesar da contínua e extensa execução desse tipo de ação, alcançando patamares bastante elevados de relação custo/benefício, o problema vem recrudescendo e se disseminando territorialmente. Evidencia-se, assim, uma deficiência dessa diretriz para a redução de desastres. Diante desse quadro, urge avançar em ações preventivas não estruturais para mitigar o problema, entre as quais se destacam atividades socioeducativas sobre o tema. O presente trabalho discorre sobre a pesquisa de uma metodologia educacional para a redução de desastres associados a deslizamentos de terra. São descritas a concepção e aplicação de um conjunto de atividades socioeducativas em uma comunidade de assentamento precário afetada por movimentos de massa no Município de Niterói, RJ. Realizaram-se oficinas de teatro, fotografia, maquete e desenho com os moradores tendo como tema central os desastres associados a deslizamentos. As atividades realizadas possibilitaram a formação de um canal de comunicação sobre os desastres, fazendo permear o tema entre os alunos, os moradores e a equipe técnica envolvida. Entre as atividades realizadas, destacou-se a de elaboração maquetes interativas.

 

Palavras-chave: Desastres. Deslizamentos. Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2013

How to Cite

Barreto de Mendonça, M. (2013). ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS SOBRE DESASTRES ASSOCIADOS A DESLIZAMENTOS DE TERRA – ESTUDO DE CASO NUMA COMUNIDADE EM NITERÓI, RJ. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 9(6). https://doi.org/10.17271/19800827962013471

Issue

Section

Complete Article