Educação Ambiental e Mudanças Climáticas na educação básica: concepções e práticas
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719520234728Palavras-chave:
Concepções ambientais, Emergência climática, Educação AmbientalResumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções de mudanças climáticas de um grupo de estudantes da educação básica, para, a partir desses dados, desenvolver ações de Educação Ambiental. A sequência didática foi realizada durante as aulas de Ciências, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, de um colégio da rede particular de Maringá (PR). Para identificar as concepções prévias sobre meio ambiente e mudanças climáticas, foi aplicada uma atividade diagnóstica, em que os estudantes puderam expressar, por meio de textos e desenhos, suas compreensões sobre as temáticas em questão. Nessa etapa, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para interpretação das respostas dadas pelos alunos. Em seguida, durante as aulas teóricas e práticas, foram discutidas as concepções levantadas, os principais conceitos e processos ligados às mudanças climáticas, bem como as práticas sustentáveis possíveis de serem adotadas na escola. O resultado da pesquisa evidenciou que os estudantes apresentavam uma visão simplista sobre meio ambiente, sendo que 82% deles associaram o termo, essencialmente, à natureza, sem considerar o ser humano como parte do meio ambiente. Além disso, a maioria dos estudantes confundiu os conceitos “tempo” e “clima”, sendo que 67% deles afirmaram, equivocadamente, que as mudanças climáticas são mudanças na temperatura em um curto período. Ao final, é possível constatar que as discussões e práticas realizadas nas aulas promoveram um redimensionamento da visão dos estudantes sobre mudanças climáticas, ampliando seus conhecimentos e sensibilizando-os acerca dos desafios socioambientais de âmbito local e global.
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