O TERRÁRIO NO ENSINO DA ECOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Joberth Rainner Baliza de Paula
  • Mateus Paulo da Silva
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827962013473

Resumo

Resumo: Os problemas decorrentes da degradação ambiental têm sido frequentes no cenário mundial. O meio ambiente e as implicações ecológicas derivadas de ações humanas fazem parte de todas as orientações e parâmetros curriculares para o ensino básico brasileiro. Visando trabalhar conceitos relacionados ao ensino de ecologia com estudantes do ensino básico foi visto que o terrário pode ser um recurso que permite construir conceitos relacionados aos ecossistemas terrestres. Tendo em vista que este recurso se torna relevante por proporcionar uma realidade palpável de forma esquematizada de um modelo da biosfera. Nesse sentido, foi proposto um minicurso com foco na formação de professores, utilizando o terrário como tema gerador para EA. Este aconteceu durante a 11ª Semana Nacional de Museus, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Os resultados indicaram que a utilização do terrário na formação de professores, se mostrou uma ferramenta com grande potencial como modelo para o processo ensino-aprendizagem em ecologia por favorecer a visualização de seus aspectos conceituais e sociais. Espera-se com este tipo de trabalho, ajudar a desenvolver um pensamento crítico no processo de construção do conhecimento, relacionando-o com conteúdos presentes nas propostas curriculares e no cotidiano dos estudantes, além de atuar como uma prática interdisciplinar.

Palavras-Chave: Educação ecológica. Terrário. Formação de professores.

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Publicado

10-11-2013

Como Citar

Rainner Baliza de Paula, J., Paulo da Silva, M., & Fernandes Nascimento Junior, A. (2013). O TERRÁRIO NO ENSINO DA ECOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 9(6). https://doi.org/10.17271/19800827962013473

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