Análise sistemática sobre a incorporação de resíduo de malte em diferentes processos produtivos visando uma produção mais limpa
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719520234730Palavras-chave:
Indústria cervejeira, Matéria orgânica, Redução na fonteResumo
Durante a produção da bebida, além da quantidade elevada de água utilizada no processo, há também a geração de resíduos, destacando-se o bagaço do malte, gerados 20kg de resíduos por 100 litros de cerveja. Foi realizada uma análise sistemática sobre a inserção deste bagaço em novos ciclos produtivos. Utilizou-se descritores no idioma português e inglês nas bases de dados WEB OF SCIENCES, SciELO, Periódico CAPES, SCOPUS e BDTD, no período de 2000 até dezembro/2021. As pesquisas em maior destaque foram aquelas que avaliaram a composição do bagaço, seguido pela inserção do resíduo na alimentação humana e, o seu uso para geração de energia. Foi possível verificar, por meio desta pesquisa, o potencial do bagaço em diferentes processos produtivos, além da sua versatilidade e composição química atraente. Apesar dos dados apresentados demonstrarem a eficiência do resíduo, os estudos ainda são escassos, sendo necessária a contínua pesquisa para o melhoramento dos processos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.