Queimadas e incêndios florestais em Palmas - TO: A educação ambiental como instrumento de interface entre proteção e defesa civil (PDC) e a comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719520234735Palavras-chave:
Queimadas, Risco, Defesa Civil, Educação AmbientalResumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar a existência de interface entre as ações da Proteção e Defesa Civil (PDC) e Educação Ambiental em escolas, para prevenção às queimadas e incêndios florestais, no município de Palmas-TO. A investigação se baseou em pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa por meio de entrevistas. Foram levantados dados de focos de incêndios do BDQUEIMADAS, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), no município em estudo, entre os anos de 2019-2021, bem como seleção de escolas para realização de entrevistas com a direção dessas unidades de ensino. Gestores de Proteção e Defesa Civil também foram entrevistados. Os documentos analisados estão relacionados aos planos de ação de combate a Incêndios Florestais, oriundos dos órgãos municipal e estadual de Proteção e Defesa Civil. Por parte da comunidade escolar, o Documento Curricular do Tocantins (DCT) e demais instrumentos que se conectam com a PDC, por intermédio de iniciativas voltadas à Educação Ambiental, no cenário das escolas, do município de Palmas-TO. Os resultados mostram que as queimadas e incêndios florestais apresentam-se como um problema que impacta negativamente a população de Palmas e a comunidade escolar. Contudo, existem ações desenvolvidas nesses ambientes de ensino que contribuem para a redução de riscos desses eventos e a minimização de seus impactos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.