Letreiros Turísticos: a inscrição literal da cidade na paisagem física e virtual
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720220244994Palavras-chave:
Letreiros Turísticos, Mobiliário Urbano, Cidade contemporânea, MidiatizaçãoResumo
Este artigo aborda um elemento urbano cada vez mais presente na paisagem das cidades, letreiros implantados no espaço físico que identificam o lugar onde estão. Apesar de amplamente disseminado, este elemento urbano não encontra ainda uma classificação objetiva sobre a sua caracterização como sinalética, mobiliário urbano, escultura urbana, ou outra, situação que se pretende discutir. Por sua vez, importa relacionar esse elemento urbano com novas demandas para o espaço público e da paisagem das cidades a partir dos anos 2000. Verifica-se como esses letreiros se integram às estratégias de marketing urbano, ajudam a promover o turismo e acabam por vincular fortemente também pessoas, lugares e paisagens nas redes sociais. Do ponto de vista metodológico, o trabalho baseia-se em uma revisão sistemática de literatura e em fontes secundárias que complementam a construção de base teórica, propondo-se a designação de Letreiros Turísticos. Conclui-se que são peças-chave para o entendimento da cidade em tempos atuais com variadas apropriações que são feitas a partir deles, ampliando os sentidos do espaço público real e virtual com a expansão da globalização e das mídias sociais, com impactos para a gestão das cidades.
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