Modelagem da estrutura de gestão dos efeitos dos gases de efeito estufa e seus impactos no ciclo hidrológico nas cidades
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720420245170Palavras-chave:
Metabolismo urbano, dinâmica de sistemas, mudanças climáticas, recursos hídricosResumo
A complexidade das cidades e os desafios do planejamento e gestão sustentáveis exigem tratamento dos processos sob ótica sistêmica que, neste estudo, foram trabalhados usando conceito de metabolismo urbano e modelagem de dinâmica de sistemas. Assim, investigou-se e se propôs um modelo para avaliação dos efeitos dos Gases de Efeito Estufa (GEE) nas mudanças climáticas e de seus impactos no ciclo hidrológico em bacia hidrográfica, abordando questões econômicas, sociais e ambientais. O modelo estruturado viabiliza a visualização do efeito cascata dos processos, possibilitando observar quais são as respostas necessárias, a fim de avançar e contribuir ao entendimento de seus efeitos, de maneira sistêmica, flexível e transparente. A possibilidade de criar diferentes cenários por meio do modelo dinâmico viabiliza simulações do presente e do futuro que poderão ser testadas para facilitar intervenções físicas e ações estratégicas, auxiliando nos processos de tomada de decisão e na formulação de políticas públicas em cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.