Barra do Graças-MT, perspectivas a partir do Ranking Connected Smart Cities
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720520245264Palavras-chave:
Vale do Araguaia, Indicadores, Cidades InteligentesResumo
Objetivo - analisar os indicadores de uma cidade inteligente para o município de Barra do Garças – MT, devido a sua reconhecida importância no Vale do Araguaia.
Metodologia – adoção do Ranking Connected Smart Cities (RCSC), desenvolvido pela Urban Systems para identificar as cidades brasileiras que apresentam o maior potencial de crescimento a partir de 50 mil habitantes.
Originalidade/relevância – a escolha pelo RCSC, ocorreu por abordar a ISO 37122: Sustainable cities and communities e, consequentemente, a versão brasileira que é a NBR 37122 Cidades e comunidades sustentáveis.
Resultados - Apesar de estar fora dos 100 melhores em 2022 e 2023, obteve boas notas em indicadores específicos, semelhantes aos das pequenas cidades mais bem classificadas. Ao focar nesses indicadores, a gestão pública pode adotar estratégias para melhorar o desempenho e tornar a cidade mais inteligente e sustentável.
Contribuições teóricas/metodológicas – o RCSC possibilitou, a partir dos eixos temáticos e seus indicadores, observar como o município realizou a gestão da cidade entre os anos de estudo.
Contribuições sociais e ambientais – Possibilitou identificar os eixos temáticos com os melhores resultados, sendo urbanismo, saúde e educação, em virtude dos indicadores que evoluíram durante o período analisado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.