Mudanças climáticas e plano de ação de mitigação das emissões de CO₂ no município de Campinas/SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082721120255597Palavras-chave:
Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), Mudanças Climáticas, SustentabilidadeResumo
Objetivo - Este artigo tem como objetivo analisar como as metas de redução das emissões de CO₂ do Plano Local de Ação Climática de Campinas/SP (PLAC), podem se alinhar com a Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos das Mudanças Climáticas de Campinas.
Metodologia - O método de pesquisa é qualitativo, descritivo e documental.
Originalidade/relevância - A relevância do artigo reside em examinar as emissões de GEE no município de Campinas, focando nas transições necessárias identificadas em suas políticas e planos de combate à crise climática para tornar o município mais sustentável, inclusivo e resiliente.
Resultados - As evidências científicas mostram que o aquecimento global já está avançado, impulsionado pelas atividades humanas que emitem Gases de Efeito Estufa (GEE). Mesmo que as emissões futuras sejam drasticamente reduzidas, os efeitos das emissões passadas continuarão a impactar o clima global por décadas. Isso torna urgente não apenas reduzir as emissões, mas também adotar medidas de adaptação e mitigação para minimizar os impactos das mudanças climáticas em curso.
Contribuições teóricas - O estudo concluiu que cidades que controlam suas emissões, com visão e ações de curto, médio e longo prazo, para o enfrentamento das crises climáticas, com objetivos quantificáveis, reportáveis e verificáveis, e soluções inovadoras, estão mais bem preparadas para enfrentar eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor, as quais tendem a ser intensificados em virtude do aquecimento global.
Contribuições sociais e ambientais - As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são apontadas como as principais responsáveis pelas mudanças climáticas no planeta. As cidades e as indústrias são os grandes geradores de GEE gerando consequências nocivas à população. Mitigar as mudanças climáticas e adaptar-se aos seus efeitos são questões centrais na formulação de políticas públicas em todos os níveis — nacional, estadual e local.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







