Mudanças climáticas e plano de ação de mitigação das emissões de CO₂ no município de Campinas/SP

Autores

  • Irineu José Bottoni Mestrando em Sustentabilidade, PUC-Campinas, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8426-4083
  • Bruno de Aguiar Normanha Mestrando em Sustentabilidade, PUC-Campinas, Brasil
  • Cibele Roberta Sugahara Professora Doutora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Brasil Escola de Economia e Negócios, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade https://orcid.org/0000-0002-3481-8914
  • Denise Helena Lombardo Ferreira Professora Doutora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Brasil Escola de Economia e Negócios, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade https://orcid.org/0000-0002-3138-2406
  • Marcelo Pereira da Silva Professor Doutor, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Brasil Escola de Economia e Negócios, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade https://orcid.org/0000-0003-4363-8736

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082721120255597

Palavras-chave:

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), Mudanças Climáticas, Sustentabilidade

Resumo

Objetivo - Este artigo tem como objetivo analisar como as metas de redução das emissões de CO₂ do Plano Local de Ação Climática de Campinas/SP (PLAC), podem se alinhar com a Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos das Mudanças Climáticas de Campinas.  

Metodologia - O método de pesquisa é qualitativo, descritivo e documental.

Originalidade/relevância - A relevância do artigo reside em examinar as emissões de GEE no município de Campinas, focando nas transições necessárias identificadas em suas políticas e planos de combate à crise climática para tornar o município mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Resultados -  As evidências científicas mostram que o aquecimento global já está avançado, impulsionado pelas atividades humanas que emitem Gases de Efeito Estufa (GEE). Mesmo que as emissões futuras sejam drasticamente reduzidas, os efeitos das emissões passadas continuarão a impactar o clima global por décadas. Isso torna urgente não apenas reduzir as emissões, mas também adotar medidas de adaptação e mitigação para minimizar os impactos das mudanças climáticas em curso.

Contribuições teóricas - O estudo concluiu que cidades que controlam suas emissões, com visão e ações de curto, médio e longo prazo, para o enfrentamento das crises climáticas, com objetivos quantificáveis, reportáveis e verificáveis, e soluções inovadoras, estão mais bem preparadas para enfrentar eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor, as quais tendem a ser intensificados em virtude do aquecimento global.

Contribuições sociais e ambientais - As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são apontadas como as principais responsáveis pelas mudanças climáticas no planeta. As cidades e as indústrias são os grandes geradores de GEE gerando consequências nocivas à população. Mitigar as mudanças climáticas e adaptar-se aos seus efeitos são questões centrais na formulação de políticas públicas em todos os níveis — nacional, estadual e local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

20-04-2025

Como Citar

BOTTONI, Irineu José; NORMANHA, Bruno de Aguiar; SUGAHARA, Cibele Roberta; FERREIRA, Denise Helena Lombardo; SILVA , Marcelo Pereira da. Mudanças climáticas e plano de ação de mitigação das emissões de CO₂ no município de Campinas/SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.17271/1980082721120255597. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5597. Acesso em: 15 jul. 2025.