Ecoinovação nas Fronteiras do Crescimento Econômico do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082721120255603Palavras-chave:
Ecoinovação, Crescimento econômico, Emissão e Remoção de CO2Resumo
Objetivo – Apresentar a ecoinovação nas fronteiras do crescimento econômico do Brasil, medindo seu impacto por meio do Produto Interno Bruto (PIB) e da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), com reflexo na poluição (CO2 equivalente) e na remoção desses poluentes.
Metodologia – A metodologia adotada é qualitativa, baseada em levantamento documental com análises descritivas e explicativas.
Originalidade/relevância – O estudo destaca a ecoinovação por meio da FBCF e das lacunas essenciais ao abordar os custos do crescimento econômico por meio do PIB em relação à poluição ambiental. Esses custos, embora muitas vezes considerados baixos em comparação aos benefícios econômicos imediatos, tornam-se significativamente mais elevados quando os impactos na saúde pública são contabilizados – fator essencial para uma pesquisa acadêmica.
Resultados – Os resultados revelam uma complexa relação entre o crescimento do PIB, os investimentos em máquinas e equipamentos (FBCF), a poluição e a remoção de CO2 entre o período de 2008 e 2022.
Contribuições teóricas/metodológicas – A ecoinovação, em grande parte, permanece à margem das fronteiras do crescimento econômico brasileiro, devido aos crescimentos insignificantes da FBCF em relação ao PIB. Isso se deve à diminuição dos investimentos em capital fixo, à ausência de certificação de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) por parte das empresas e à falta de empenho das autoridades políticas no combate ao problema do aquecimento global.
Contribuições sociais e ambientais – As estratégias para a formulação de políticas integradas, capazes de equilibrar objetivos econômicos, sociais e ambientais, são essenciais para promover um desenvolvimento sustentável de longo prazo. Essas políticas não apenas asseguram o bem-estar da sociedade ao mitigar os impactos negativos sobre o meio ambiente, como também fomentam a inclusão social, a equidade econômica e a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.