Semeando o Futuro
Educação Ambiental e Sustentabilidade em Favelas e Comunidades Urbanas
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082721120255816Palavras-chave:
Educação Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos, Favelas e Comunidades UrbanasResumo
Objetivo – Desenvolver um instrumento de pesquisa com perguntas destinadas a profissionais e educadores experientes na área, com a finalidade de oferecer um material orientativo para o planejamento de projetos e ações de educação ambiental, enfatizando o tema de gerenciamento de resíduos sólidos.
Metodologia – Pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória, seguida da análise de conteúdo de seis artigos alinhados ao objetivo proposto. Esses artigos serviram como base para identificar os principais desafios enfrentados em projetos de educação ambiental, realizados em favelas e comunidades urbanas, além das abordagens metodológicas adotadas, com o intuito de mitigar tais desafios.
Originalidade/relevância – As favelas enfrentam diariamente a ausência de infraestrutura básica e altos níveis de vulnerabilidade social. Em tal contexto, a educação ambiental torna-se essencial à promoção da saúde pública, dada sua relação direta com o ambiente. Por outro lado, entende-se que há ainda um longo caminho a percorrer para tornar esse processo efetivo, para que mudanças reais e duradouras sejam percebidas no comportamento da população, tanto em relação aos resíduos sólidos urbanos, quanto ao meio ambiente de forma mais ampla.
Resultados – As iniciativas só alcançam impacto significativo com a participação ativa dos moradores nas discussões e decisões sobre o gerenciamento de resíduos, o que evidencia a importância de se fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada.
Contribuições teóricas/metodológicas – O instrumento desenvolvido pode ser útil ao planejamento de ações informais ou em grupos focais, compostos por profissionais ou educadores ambientais que atuam em comunidades vulneráveis.
Contribuições sociais e ambientais – Evidencia-se a importância de fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada para que mudanças reais e duradouras sejam percebidas no comportamento da população em relação aos resíduos sólidos e ao meio ambiente de forma mais ampla.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








