VIVÊNCIAS COM A NATUREZA ENQUANTO PRATICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008271062014823Palavras-chave:
Vivências com a natureza, Aprendizado sequencial, Educação ambientalResumo
Este relato de experiência retrata o desenvolvimento da proposta das vivências com a natureza inseridas como forma de educação ambiental na escola, atendendo a Política Nacional de Educação Ambiental. A proposta está centrada no uso da metodologia do aprendizado sequencial, desenvolvida por Joseph Cornell, que consiste em realizar atividades ludoeducativas em contato com a natureza, mas, para isso, segue a concepção de fluxo em 04 estágios. As atividades proporcionam meios para que os participantes atinjam condições de perceber a natureza tanto física quanto humana, bem como possam ampliar sua consciência ambiental. Foi desenvolvida com 06 turmas dos ensinos fundamental e médio de uma escola estadual do Distrito de Primavera, Rosana/SP, sendo realizadas em uma trilha da Estação Ecológica do Caiuá/PR. A partir disso, foi possível constatar a significativa pertinência da metodologia em conseguir acalmar a mente e proporcionar uma genuína experiência em contato com a natureza. Ao mesmo tempo, também foi possível verificar a dificuldade instaurada a partir de algumas atitudes e comportamentos dos alunos participantes, sendo possível verificar a necessidade de se reencontrar com a natureza, tanto a física quanto a sua natureza humana.
PALAVRAS-CHAVE: Vivências com a natureza; Aprendizado sequencial; Educação ambiental.