Educação Ambiental na Perspectiva de Paulo Freire: Uma Análise Crítica
Educação ambiental crítica. Epistemologia freiriana.
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719520234192Resumo
Paulo Freire (1921-1997) foi um educador e filósofo, defensor da Pedagogia Crítica e da educação popular, defendia que a educação tem o poder de emancipação e transformação social. Dando importância a esse educador para o cenário da educação nacional e internacional. Este artigo tem como objetivo analisar a visão de Paulo Freire sobre a Educação Ambiental (EA) e como sua abordagem epistemológica se relaciona com esse campo. Para o levantamento de dados foi utilizada uma revisão bibliográfica por meio da Revisão Integrativa (RI), com o objetivo de analisar, avaliar e sintetizar as conexões entre os princípios de Freire e os desafios da EA.Este trabalho contextualiza a visão de Paulo Freire sobre a educação ambiental dentro de suas obras e suas contribuições mais amplas para a pedagogia crítica. Além de estabelecer conexões definidas entre os conceitos e princípios de Freire e a educação ambiental, fornece uma compreensão mais profunda da interseção entre esses dois campos. Embora Freire não seja um educador ambiental, em suas obras é possível sinalizar importantes ligações com o tema, entre elas a práxis, a participação e o diálogo, a contextualização e a consciência crítica.
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