Educação Ambiental na Perspectiva de Paulo Freire: Uma Análise Crítica

Educação ambiental crítica. Epistemologia freiriana.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719520234192

Resumo

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador e filósofo, defensor da Pedagogia Crítica e da educação popular, defendia que a educação tem o poder de emancipação e transformação social. Dando importância a esse educador para o cenário da educação nacional e internacional. Este artigo tem como objetivo analisar a visão de Paulo Freire sobre a Educação Ambiental (EA) e como sua abordagem epistemológica se relaciona com esse campo. Para o levantamento de dados foi utilizada uma revisão bibliográfica por meio da Revisão Integrativa (RI), com o objetivo de analisar, avaliar e sintetizar as conexões entre os princípios de Freire e os desafios da EA.Este trabalho contextualiza a visão de Paulo Freire sobre a educação ambiental dentro de suas obras e suas contribuições mais amplas para a pedagogia crítica. Além de estabelecer conexões definidas entre os conceitos e princípios de Freire e a educação ambiental, fornece uma compreensão mais profunda da interseção entre esses dois campos. Embora Freire não seja um educador ambiental, em suas obras é possível sinalizar importantes ligações com o tema, entre elas a práxis, a participação e o diálogo, a contextualização e a consciência crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

20-12-2023

Como Citar

SOUZA, Kellyson Silva de; GARCIA, Patricia Helena Mirandola. Educação Ambiental na Perspectiva de Paulo Freire: Uma Análise Crítica: Educação ambiental crítica. Epistemologia freiriana. . Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 19, n. 5, 2023. DOI: 10.17271/1980082719520234192. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4192. Acesso em: 22 fev. 2025.