Dinâmica da Pesca de Mariscos em Igarassu–PE

Subsídios para o Manejo Sustentável da Anomalocardia flexuosa

Autores

  • Liliane Guimarães Rocha Universidade Federal Rural de Pernambuco image/svg+xml
  • Romildo Morant de Holanda Universidade Federal Rural de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082722120266229

Palavras-chave:

Sustentabilidade, ESG, Resíduos

Resumo

Objetivo - Descrever a dinâmica da pesca de mariscos no município de Igarassu – PE.

Metodologia - Foram realizadas visitas à campo de caráter exploratório com registros fotográficos.  Foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de um questionário semi-estruturado, direcionado aos marisqueiros, com perguntas voltadas à caracterização da população, volume de marisco capturado, percepção ambiental, aspectos históricos, estratégias de mitigação de impactos, além de questões relacionadas à ergonomia e à segurança do trabalho. A bibliografia levantada sobre a prática de mariscagem na região estudada e em outros locais foram incrementadas às informações para melhor descrição da atividade.

Originalidade/relevância - O estudo preenche a lacuna da escassez de dados sobre a atividade da mariscagem na região e traz uma abordagem sustentável para o tema.

Resultados - Os resultados indicaram que a atividade de mariscagem em Igarassu - PE é exercida majoritariamente por homens de forma precária insustentável com a prática de sobre-exploração, gerando grande quantidade de resíduos e de forma insalubre em termos de saúde e segurança do trabalho.

Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo gera informações fundamentais para subsidiar os tomadores de decisão na elaboração de estratégias voltadas ao manejo sustentável e socialmente inclusivo da pesca de A. flexuosa na região.

Contribuições sociais e ambientais -O estudo aborda o tema da pesca sustentável e traz a discussão sobre a reciclagem dos resíduos gerados para promoção de renda para os marisqueiros e organização destes em cooperativas que garantam práticas mais sustentáveis e salubres da mariscagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

20-01-2026

Como Citar

ROCHA, Liliane Guimarães; HOLANDA , Romildo Morant de. Dinâmica da Pesca de Mariscos em Igarassu–PE: Subsídios para o Manejo Sustentável da Anomalocardia flexuosa. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 22, n. 1, p. e2512, 2026. DOI: 10.17271/1980082722120266229. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/6229. Acesso em: 3 fev. 2026.