Planejamento Urbano e Educação Ambiental: Caminhos e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades

Autores

  • Tomás de Albuquerque Lapa
  • Josimar Vieira dos Reis
  • Fabrício Martins Silva
  • Rubens Felipe de Paula Trajano
  • Cecília Sampaio Sá
  • Ícaro dos Santos Barros Correia

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847264120181775

Palavras-chave:

Palavras chave, Educação, Planejamento urbano, Sustentabilidade.

Resumo

O artigo objetiva discutir a interface entre o planejamento urbano e a educação ambiental, apoiando-se sobre as três dimensões básicas do desenvolvimento sustentável. O debate sobre a inserção dos conceitos relacionados à sustentabilidade e educação ambiental, diante dos novos desafios que lhe são correlatos, a cada dia está mais em voga na sociedade. Vários são os meios voltados a sensibilizar e guiar as pessoas para um olhar ambiental, tendo como exemplo as políticas públicas nacionais, estaduais e municipais que contemplam o meio ambiente e o desenvolvimento das cidades. De maneira análoga, certos conselhos profissionais apresentam normativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a boa gestão ambiental nos diversos segmentos profissionais. Além disso, as instituições de ensino, formadoras do capital humano para o mercado de trabalho ou a pesquisa científica, deveriam tomar por obrigação estimular a educação ambiental em seus currículos. Diante do exposto, este artigo busca incentivar a discussão sobre a educação ambiental, no âmbito do planejamento urbano, a fim de indicar de que maneira este olhar pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.

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Publicado

13-12-2018

Como Citar

Lapa, T. de A., Reis, J. V. dos, Silva, F. M., Trajano, R. F. de P., Sá, C. S., & Correia, Ícaro dos S. B. (2018). Planejamento Urbano e Educação Ambiental: Caminhos e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(41). https://doi.org/10.17271/2318847264120181775

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