Desempenho energético em unidades habitacionais de interesse social certificadas pelo Selo Casa Azul: Caso do edifício HAB 2

Autores

  • Henriette da Silva Perbeils PROARQ-UFRJ : Programa de pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847274620192002

Palavras-chave:

Certificações ambientais. Eficiência energética. Selo Casa Azul

Resumo

O Selo Casa Azul da Caixa econômica tem sido uma ferramenta importante na produção de habitação de interesse social sustentável, desde a sua criação em 2010, já certificou diversos empreendimentos voltados para habitação social em diferentes regiões do Brasil. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo a análise do desempenho energético que o selo pode atribuir a unidades habitacionais de um edifício destinado a habitação popular. O empreendimento escolhido é o edifício HAB 2 e situa-se na comunidade do Morro da Babilônia, Rio de Janeiro, Brasil. Foi um dos resultados do programa Morar Carioca verde realizado na comunidade, e ganhou o Selo Casa Azul em nível ouro, tornando-se o primeiro empreendimento voltado para habitação popular a conquistar uma certificação ambiental, na cidade do Rio de Janeiro. Para analisar o desempenho energético, foram selecionadas duas unidades habitacionais do edifício, localizadas em condições mais desfavoráveis em termos de orientação solar das fachadas. Para avaliação foi utilizado o método prescritivo RTQ-R do Procel. Os dados referentes aos resultados são sistematizados e apresentados em tabelas. Por meio deles, comprovou-se que as duas unidades habitacionais avaliadas obtiveram bom desempenho energético, atingido o nível B de eficiência energética. Realizou-se também, de forma complementar, uma análise dos critérios alcançados pelo edifício HAB 2, visando detectar a distribuição da pontuação obtida nas categorias do Selo. Os resultados são expostos em gráficos e tabelas e revelam que o empreendimento contemplou todas as categorias estabelecidas, adotando inclusive a energia solar para aquecimento da água, na categoria de eficiência energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henriette da Silva Perbeils, PROARQ-UFRJ : Programa de pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteta e urbanista formada pela UFRJ em 2017. Especializada em planejamento, gestão e controle de obras civis. Atualmente cursa mestrado no PROARQ - UFRJ, na área de Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade.

Referências

ARQUITRAÇO - ESCRITÓRIO. Intervenções em favelas - Babilônia e Chapéu Mangueira. Disponível em: http://www.arquitraco.com.br/#/projeto Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

BARROSO-KRAUSE, Claudia et al. Eficiência Energética em Habitações de Interesse Social. Caderno Mcidades 9. Ministério das Cidades/Ministério de Minas e Energia, Brasil. 2005

BRASIL. Lei n. 10295, de 17 de outubro de 2001. Dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. Lex: Diário Oficial da União, Brasília, 2001. Disponível em: www.inmetro.gov.br/qualidade/lei10295.pdf Acessado em 18 de janeiro de 2019.

BRASILEIRO, Alice et al. Influência das esquadrias na classificação do nível de eficiência energética de habitações no RJ. In: XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - Maceió, ENTAC, p.580-590, 2014.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Boas práticas para habitação mais sustentável. São Paulo. Editora: Páginas e Letras – Editora e Gráfica, 2010.

CASTRO FILHO, Hélio Antônio Rossi de. 2013. Percepção de empresas construtoras em relação aos programas de classificação da sustentabilidade de projetos de construção habitacional: um estudo de caso Selo Casa Azul Caixa. Porto Alegre/RS: UFRS, 2013.

JOHN, Vanderleu Moacyr; PRADO, Racine Araújo Tadeu. Selo Casa Azul: boas práticas para habitação mais sustentável. São Paulo: Páginas & Letras - Editora e Gráfica, 2010.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2012. Secretaria Municipal de Habitação, Morar Carioca, 2012. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/smh/exibeconteudo?article-id=1451251 Acessado em: 12 de dezembro de 2018

ROMERO, Marta Adriana Bustos. O Desafio da Construção das Cidades. AU Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, Janeiro. 2006.

Downloads

Publicado

13-08-2019

Como Citar

Perbeils, H. da S. (2019). Desempenho energético em unidades habitacionais de interesse social certificadas pelo Selo Casa Azul: Caso do edifício HAB 2. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 7(46). https://doi.org/10.17271/2318847274620192002

Edição

Seção

Artigos Completos