Espaços educativos como medida de recuperação do espaço público

Autores

  • Maria Fernanda Serrano Sartori
  • Norma Regina Truppel Constantino

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847274920192107

Resumo

O presente artigo tem o propósito de investigar e analisar a utilização cada vez menos frequente do espaço público, levando a população a espaços de convivência interiorizados, como os condomínios fechados. Assim, são abordadas questões como o consumismo, o medo, a falta de identidade e memória e a ausência de experiências sensoriais no espaço público como fatores que contribuem para esse afastamento. Além disso, os espaços educativos e lúdicos aparecem como possibilidade de aproximação da população com as áreas públicas urbanas e o caso de Rosário, como Cidade Educadora, oferece práticas possíveis para a recuperação do espaço público, através de programas colaborativos que incluem a população, considerando suas opiniões no sentido de restabelecer os significados desses espaços. PALAVRAS-CHAVE: Espaço público. Experiência sensorial. Cidades Educadoras.

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Publicado

22-08-2019

Como Citar

Sartori, M. F. S., & Constantino, N. R. T. (2019). Espaços educativos como medida de recuperação do espaço público. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 7(49). https://doi.org/10.17271/2318847274920192107

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