Espaços educativos como medida de recuperação do espaço público
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847274920192107Resumo
O presente artigo tem o propósito de investigar e analisar a utilização cada vez menos frequente do espaço público, levando a população a espaços de convivência interiorizados, como os condomínios fechados. Assim, são abordadas questões como o consumismo, o medo, a falta de identidade e memória e a ausência de experiências sensoriais no espaço público como fatores que contribuem para esse afastamento. Além disso, os espaços educativos e lúdicos aparecem como possibilidade de aproximação da população com as áreas públicas urbanas e o caso de Rosário, como Cidade Educadora, oferece práticas possíveis para a recuperação do espaço público, através de programas colaborativos que incluem a população, considerando suas opiniões no sentido de restabelecer os significados desses espaços. PALAVRAS-CHAVE: Espaço público. Experiência sensorial. Cidades Educadoras.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
22-08-2019
Edição
Seção
Artigos Completos
Como Citar
SARTORI, Maria Fernanda Serrano; CONSTANTINO, Norma Regina Truppel. Espaços educativos como medida de recuperação do espaço público. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 7, n. 49, 2019. DOI: 10.17271/2318847274920192107. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2107. Acesso em: 21 nov. 2024.