A Sustentabilidade no Ensino da Arquitetura e do Urbanismo: uma pesquisa exploratória na Região Metropolitana de Campinas

Autores

  • Mayara Christy Tavares de Lima
  • Marcos Ricardo Rosa Georges
  • José Roberto Merlin

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286420202573

Resumo

 

O ensino da arquitetura sempre esteve atrelado às transformações ocorridas no cenário político, econômico e social. Ao longo de 200 anos de história, desde o surgimento da primeira escola de arquitetura no Brasil até o momento atual, no qual pode-se encontrar mais de 600 cursos espalhados por todas as regiões do país, muitas foram as mudanças ocorridas. Neste contexto, a temática da sustentabilidade tornou-se um dos pré-requisitos exigidos pelas principais diretrizes normativas para o ensino e prática da arquitetura. Visando compreender de que maneira os cursos de Arquitetura e Urbanismo estão incorporando o conceito de sustentabilidade em seus cursos, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, realizada por meio de um levantamento e usando como coleta de dados a pesquisa documental nos projetos pedagógicos de todos os cursos de arquitetura e urbanismo da Região Metropolitana de Campinas, este trabalho concluiu que a sustentabilidade ainda não é tratada de forma efetiva e nem satisfatória nos cursos de arquitetura dada a quantidade muito baixa de disciplinas obrigatórias e eletivas, bem como o número bem reduzido de ocorrências que o verbete sustentabilidade aparece nos projetos pedagógicos levando a conclusão que a sustentabilidade ainda não é satisfatoriamente tratada nos cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil.

   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayara Christy Tavares de Lima
        
  • Marcos Ricardo Rosa Georges
      
  • José Roberto Merlin
     

Downloads

Publicado

05-12-2020

Edição

Seção

Artigos Completos

Como Citar

LIMA, Mayara Christy Tavares de; GEORGES, Marcos Ricardo Rosa; MERLIN, José Roberto. A Sustentabilidade no Ensino da Arquitetura e do Urbanismo: uma pesquisa exploratória na Região Metropolitana de Campinas. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 8, n. 64, 2020. DOI: 10.17271/2318847286420202573. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2573. Acesso em: 23 fev. 2025.