Necessidade de estudos de redimensionamento diante de inundações urbanas: um estudo de caso do córrego Afonso XIII em Tupã/SP

Autores

  • José Roberto Rasi
  • Roberto Bernardo
  • Cristiane Hengler Corrêa Bernardo

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286520202577

Resumo

O crescimento acelerado da população resulta inevitavelmente no aumento da ocupação das áreas periféricas aos centros urbanos aumentando o nível de impermeabilização do solo e como consequência grande parcelas de chuvas passam a escoar sobre o solo, provocando enchentes, com grandes danos materiais. O objetivo central deste artigo é verificar os efeitos da urbanização sobre uma bacia hidrográfica e seus impactos. Especificamente, buscou-se checar se o projeto original da ponte sobre o Córrego Afonso XIII, estava corretamente dimensionado para atender a nova demanda de vazão criada com a maior impermeabilização do solo e ao aumento da população urbana de Tupã e determinar a vazão de pico. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, englobando os problemas existentes na passagem sobre o córrego em estudo, levando em consideração o evento de inundação ocorrido em abril de 2013, e as soluções estruturais adotadas para sanar esse problema de enchente. Identificou-se um subdimensionamento importante na vazão da ponte analisada e, portanto, recomenda-se que sejam realizados estudos em outras áreas do município para prevenção de futuras inundações.

    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Roberto Rasi
        
  • Roberto Bernardo
      
  • Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
     

Downloads

Publicado

06-12-2020

Edição

Seção

Artigos Completos

Como Citar

RASI, José Roberto; BERNARDO, Roberto; BERNARDO, Cristiane Hengler Corrêa. Necessidade de estudos de redimensionamento diante de inundações urbanas: um estudo de caso do córrego Afonso XIII em Tupã/SP. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 8, n. 65, 2020. DOI: 10.17271/2318847286520202577. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2577. Acesso em: 22 jan. 2025.