Método de tratamento para sacos de cimento e provável reuso

Estudo com argamassa

Autores

  • Ricardo Ricardo IFAL
  • Poliana Poliana IST-Ulisboa, Portugal
  • Leonardo Vieira IFAL

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472128720245134

Palavras-chave:

Argamassa, Resíduos sólidos, Sacos de cimento

Resumo

Considerando a possiblidade de esgotamento de recursos naturais, a disposição inadequada de resíduos sólidos na construção e, o mais importante, a busca de estratégias para reduzir a emissão de gases como o CO2, este estudo tem como objetivo apresentar uma metodologia voltada para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte de sacos de papel kraft contaminados com cimento Portland, assim como o consumo de areia. Isso se alcança por meio do tratamento dos sacos com hidróxido de sódio (NaOH), processamento e transformação em um subproduto de baixa granularidade, substituindo parcialmente a areia na produção de argamassa de revestimento. O subproduto obtido foi caracterizado e introduzido na argamassa em proporções de 2% e 4% em relação à massa de areia. As propriedades das argamassas foram observadas nos estados frescos e endurecidos. Os resultados demonstram que o uso de papel kraft tratado pode reduzir o consumo de recursos naturais, fornecendo uma alternativa sustentável e técnica para a eliminação de sacos contaminadas com cimento Portland. Na fase atual do estudo, observou-se uma redução na densidade da argamassa e um aumento na fluidez de 5,4% e 2%, respectivamente. Além da viabilidade técnica quanto a resistência mecânica, foi estabelecido um método para eliminar sacos contaminados com cimento Portland, reduzindo o consumo de areia. No cenário atual, os sacos de cimento ainda são indispensáveis e este estudo é uma contribuição que pode ser evolutiva sustentavelmente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Poliana Poliana, IST-Ulisboa, Portugal

    Poliana Bellei é Engenheira Civil com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutoranda em Engnharia Civil pelo Instituto Superior Técnica da Universidade de Lisboa.

  • Leonardo Vieira, IFAL

    Leonardo Vieria é Doutor em Química pela Universidade Federal de Alagoas  e professor do Instituto Federal de Alagoas.

Publicado

25-12-2024

Como Citar

RICARDO, Ricardo; POLIANA, Poliana; VIEIRA, Leonardo. Método de tratamento para sacos de cimento e provável reuso: Estudo com argamassa. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 12, n. 87, 2024. DOI: 10.17271/23188472128720245134. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5134. Acesso em: 3 jan. 2025.