Planejamento e Gestão de Áreas Verdes Urbanas

Uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Priscila Wolff Sampaio Santiago Mestranda, UNIVAG, Brasil
  • Jeane Aparecida Rombi de Godoy Professora Doutora, UNIVAG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472128720245333

Palavras-chave:

Revisão bibliográfica sistemática, Áreas verdes, Planejamento e gestão pública

Resumo

Objetivo - O presente artigo tem como principal objetivo identificar as contribuições mais relevantes para o planejamento e gestão das áreas verdes, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática de artigos científicos nacionais e internacionais publicados entre 2014 a 2024.  Assim como, busca oferecer um panorama abrangente do estado da arte no campo da pesquisa científica com enfoque na temática de estudo.

Metodologia - Para a realização desta revisão bibliográfica sistemática, foi adotado o método PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises) como referência para seleção e triagem de artigos científicos. As plataformas de pesquisa utilizadas foram o Portal de Periódico CAPES, para seleção das publicações nacionais e o Web of Science para as publicações internacionais.

Originalidade/relevância - Embora existam diversos trabalhos que abordam os espaços livres e áreas verdes, poucas pesquisas focam especificamente o planejamento e gestão pública dessas áreas. Nesse sentido, reunir as publicações mais recentes sobre o tema, permitindo a identificação do estado da arte, representa uma importante contribuição para compreender as discussões em andamento nesse campo, bem como para evidenciar possibilidades de aprofundamento e lacunas que a pesquisa científica pode abordar.

Resultados - A pesquisa revelou que o campo de pesquisa relacionado às áreas verdes, ao planejamento e à gestão permanece amplo e ainda pouco explorado, evidenciando a diversidade de abordagens existentes. A maior parte dos artigos consistiram em análises quantitativas e qualitativas sobre espaços livres públicos e áreas verdes em estudos de caso. Outros estudos destacaram-se pela proposição de metodologias de análise e avaliação, além dos artigos que tiveram por objetivo avaliar políticas públicas para gestão de espaços livres. A análise desses artigos permitiu identificar contribuições significativas para proposição de diretrizes e instrumentos de gestão.

Contribuições sociais e ambientais - A pesquisa realizada reforça a importância dos espaços livres públicos, com destaque para as áreas verdes, na promoção da qualidade de vida urbana. Esses espaços desempenham um papel essencial não apenas nos aspectos ecológicos e ambientais, ao contribuírem para a melhoria das condições climáticas, mas também nos aspectos sociais, ao oferecerem oportunidades para atividades de lazer, recreação e convivência. Além disso, são fundamentais para a valorização estética das cidades e para a   promoção da saúde não somente física, como saúde mental da população. O panorama das pesquisas científicas analisadas nesse campo, reforça a necessidade de avanços nas políticas públicas para garantir a efetividade desses benefícios e atender às demandas contemporâneas dos centros urbanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

29-12-2024

Como Citar

SANTIAGO, Priscila Wolff Sampaio; GODOY, Jeane Aparecida Rombi de. Planejamento e Gestão de Áreas Verdes Urbanas: Uma revisão sistemática de literatura . Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 12, n. 87, 2024. DOI: 10.17271/23188472128720245333. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5333. Acesso em: 3 jan. 2025.