Priorizando Indicadores de Sustentabilidade Urbana
Uma Análise Participativa com Base na Metodologia do Programa Cidades Sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138820255775Palavras-chave:
Urbano, Cidades, Sustentabilidade, IndicadoresResumo
Objetivo - Este trabalho tem como objetivo a priorização de indicadores de sustentabilidade urbana mais relevantes que melhor evidenciem as singularidades de um importante aglomerado urbano do estado do Ceará, a partir de um processo participativo.
Metodologia - Em termos metodológicos, este trabalho trata-se de uma pesquisa, de natureza aplicada, exploratória e descritiva, que para alcançar o objetivo proposto adotou uma metodologia baseada no Programa Cidades Sustentáveis (PCS), inicialmente foram selecionados os indicadores mais aderentes ao contexto urbano da região. Em seguida, foi realizada uma consulta pública com habitantes locais maiores de idade e com ensino fundamental completo, reduzindo-se o conjunto a 20 indicadores com maior homogeneidade nas respostas. Estes foram, posteriormente, submetidos à análise de atores sociais diretamente ligados à gestão municipal e aos indicadores, sendo aplicada a ferramenta Diagrama Mudge para determinar a ordem de importância dos indicadores.
Originalidade/relevância - O estudo se insere no debate teórico sobre a importância da integração entre indicadores validados pela sociedade e instrumentos de gestão urbana em cidades médias de países em desenvolvimento. Destaca-se pela ênfase em metodologias participativas e pela escassez de estudos que articulam indicadores sustentáveis à realidade de municípios do interior nordestino.
Resultados - Os resultados apontam para a priorização de indicadores sociais, com ênfase em saúde, educação e infraestrutura urbana, evidenciando os principais campos de atenção para o desenvolvimento sustentável no CRAJUBAR.
Contribuições teóricas/metodológicas - A utilização do Diagrama de Mudge revelou-se uma ferramenta eficaz para organizar e hierarquizar os indicadores a partir da percepção dos atores sociais, reforçando a viabilidade de métodos participativos no contexto da gestão urbana local.
Contribuições sociais e ambientais - O estudo oferece subsídios relevantes para políticas públicas mais responsivas às necessidades reais da população, contribuindo para a construção de cidades mais inclusivas, saudáveis e ambientalmente sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









