Detectando o potencial de retenção de um reservatório influenciado por aportes de áreas metropolitanas
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472149120266215Palavras-chave:
Serviços Ecossistêmicos, Lagos Artificiais, Modelagem MatemáticaResumo
Objetivo - avaliar a capacidade de retenção de um reservatório hipereutrófico (Reservatório de Barra Bonita - RBB, Estado de São Paulo, Brasil), influenciado por afluentes fortemente impactados por ações antropogênicas em regiões metropolitanas.
Metodologia – emprego de um modelo de zero dimensional, utilizando dados limnológicos de 2010 a 2019, considerando duas estações a montante (rios Piracicaba e Tietê) e um ponto a jusante. As seguintes variáveis da água foram analisadas: nitrogênio amoniacal, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, coliformes termotolerantes, cloreto total, nitrato, nitrito, pH, fósforo total, sólidos totais e turbidez. Para cada variável, foi verificada a capacidade de retenção (parâmetro alfa), resultando em 649 determinações. Uma correlação de Spearman (p-valor: 0,05) foi realizada para explorar as relações entre os aspectos físicos do reservatório, as retenções e a precipitação.
Originalidade/relevância - neste estudo empregamos um modelo zero dimensional considerando a capacidade de retenção de um reservatório, considerando a variação temporal.
Resultados - O tempo de retenção variou de 16 a 321 dias, bem como o sistema demonstrou uma grande capacidade de retenção devido aos coeficientes alfa positivos para todas as variáveis analisadas.
Contribuições teóricas/metodológicas - os achados fornecem subsídios importantes para a promoção da gestão da água e a formulação de políticas públicas, visando os usos múltiplos da água.
Contribuições sociais e ambientais - apesar dos impactos antropogênicos, o RBB fornece um serviço ecossistêmico essencial ao melhorar a qualidade da água a jusante, visto a atenuação de cargas poluentes.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









