O papel do mapa de danos na conservação do patrimônio público - Estudo de caso na Unidade de Saúde da Ilha do Maruim - Olinda - PE

Autores

  • Maria Eduarda Santana de Melo Mestranda, UPE, Brasil.
  • Artur Pereira Dutra Mestrando, UNICAP, Brasil.
  • Amanda Lúcia de Souza Graduanda, UNICAP, Brasil.
  • Eliana Cristina Barreto Monteiro Professora Doutora, UPE e UNICAP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/hhkhez27

Palavras-chave:

Mapa de danos, Patrimônio público, Manifestações patológicas

Resumo

Este artigo descreve de forma simplificada o que é um mapa de danos, destacando a sua relevância na gestão e manutenção dos patrimônios públicos e sua utilização como uma ferramenta para a sustentabilidade, auxiliando na preservação do meio ambiente, auxiliando na redução de gastos desnecessários de materiais e geração de resíduos. Através de um estudo de caso, a pesquisa detalha a aplicação do mapa de danos na Unidade de Saúde da Família da Ilha do Maruim, situada no bairro de Santa Tereza, Olinda - PE, no qual foi realizado um levantamento das manifestações patológicas existentes por meio de inspeções visuais, registros fotográficos e análise do histórico de manutenções realizadas na edificação da unidade de saúde. Pode-se concluir que as manifestações com maiores ocorrências foram descolamento do revestimento cerâmico, fissuras, manchas de umidade e presença de mofo e bolor. Além disso, ficou evidente a importância da utilização da ferramenta do mapa de danos para auxiliar os órgãos públicos, como as prefeituras, na realização das manutenções das edificações utilizadas pela população.

Downloads

Downloads

Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO , Maria Eduarda Santana de; DUTRA, Artur Pereira; SOUZA, Amanda Lúcia de; MONTEIRO, Eliana Cristina Barreto. O papel do mapa de danos na conservação do patrimônio público - Estudo de caso na Unidade de Saúde da Ilha do Maruim - Olinda - PE . Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 23, 2024. DOI: 10.17271/hhkhez27. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/5400. Acesso em: 2 abr. 2025.