Educação ambiental e as novas políticas de mitigação às mudanças climáticas

Uma analogia à prevenção primária do crime

Autores

  • Igor Cezar Abdala Marini Mestrando, UNOESTE, Brasil
  • Marcelo Rodrigo Alves Professor Doutor, UNOESTE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/7bk5k080

Palavras-chave:

Gerações Futuras, Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, Direitos Fundamentais

Resumo

O trabalho destaca como os efeitos das mudanças climáticas se tornaram um problema global que precisa ser mitigado ou superado, revelando como a ação humana contribuiu para essa aceleração dando origem a uma nova era identificada como Antropoceno. Por muito tempo o meio ambiente foi deixado de lado para possibilitar o desenvolvimento econômico, como se observa numa denúncia contra a indústria de agrotóxicos realizada por Raquel Carson há mais de 60 anos, mas essa realidade vem sendo reconfigurada em novos documentos e alternativas colocadas à disposição da sociedade, como ocorre com os novos litígios climáticos. Apesar dessas novas possibilidades, pouca coisa mudou com relação a mudança de comportamento, existindo poucos avanços no campo educacional, uma área que atua diretamente com a formação das gerações futuras. Partindo-se dessa realidade, defende-se a implementação de novas políticas públicas voltadas para a prevenção desses efeitos, buscando apoio, por analogia, em estudos de prevenção primária no campo da criminologia. Os resultados revelam que uma forma de possibilitar essa mudança é colocar a educação ambiental no centro da questão, tratando-a como disciplina autônoma na educação básica e com um nível de cobrança maior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares. O desenvolvimento se deu por meio da pesquisa bibliográfica, sendo relevante por abordar um problema global e servir de fonte de inspiração para novos estudos. O estudo ainda possui significativa contribuição social e ambiental, pois justifica toda uma mudança de pensamento com relação ao tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARINI, Igor Cezar Abdala; ALVES, Marcelo Rodrigo. Educação ambiental e as novas políticas de mitigação às mudanças climáticas: Uma analogia à prevenção primária do crime . Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 23, 2024. DOI: 10.17271/7bk5k080. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/5383. Acesso em: 15 jan. 2025.