Teatro Ambiental em ODS
Estado da Arte de Teses e Dissertações Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.17271/7k4zbz51Palavras-chave:
Educação Ambiental, Arte, ODS, TeatroResumo
Nesta pesquisa demonstra-se o Estado da Arte de Teses e dissertações defendidas no Brasil relacionados a Arte ambiental e ODS. A literatura tem discutido a importância do meio ambiente e das ODS no processo educacional. A educação básica desempenha um papel crucial para que esse trabalho seja realizado. Neste contexto surge a inquietação que culminou na pergunta norteadora desta pesquisa. O que se tem pesquisado nos programas de pós-graduação do Brasil sobre a Arte ambiental e ODS? Com objetivo de identificar e conhecer as principais tendências da pesquisa nesse campo, foram encontradas 176 publicações no banco de dados de teses e dissertações da CAPES, no intervalo de tempo entre 2015 e 2024. Esse intervalo foi escolhido levando em consideração o período de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir das palavras-chave, Arte Ambiental, Teatro Ambiental, Arte e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Arte e Educação Ambiental e Arte e Agenda 2030. Os resultados apontam que a maioria dos estudos são decorrentes de programas de mestrado profissional, concentrados nos anos de 2015 e 2023, principalmente na área de educação não formal, dentre os temas abordados a sensibilização ambiental se destaca dentre os temas mais pesquisados. Possíveis lacunas foram identificadas com o intuito de contribuir para o avanço da evolução do pensamento científico da área. Ao mesmo tempo, o estudo possibilita, a partir de investigações decorrentes, apontar as contribuições dessa produção para o ensino e sinalizar com necessidades a serem supridas por futuras pesquisas.
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