Qualidade microbiológica da água na Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande e seu impacto na saúde pública

Autores

  • Everhton Paulo de Freitas Primo Graduando, Medicina, Universidade Brasil, Brasil.
  • Luiz Sergio Vanzela Professor Titular, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Universidade Brasil, Brasil.
  • Cleber Fernando Menegasso Mansano Professor Titular, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Universidade Brasil, Brasil.
  • Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro Professora Titular, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Universidade Brasil, Brasil.

Palavras-chave:

Coliformes. Patógenos. Recursos hídricos.

Resumo

A qualidade microbiológica da água associada à saúde pública é essencial na aplicação de conhecimentos epidemiológicos para se adotar medidas preventivas de saneamento. O objetivo desse estudo foi avaliar as concentrações de Escherichia coli nas águas superficiais da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande e suas implicações na saúde pública. A área de estudo compreende a Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo. Foram avaliados 21 pontos de monitoramento e coletados dados brutos das análises microbiológicas da água obtidos por meio da Rede Básica integrada da ANA/CETESB, referente ao monitoramento de 2019. Os dados foram comparados com os padrões de qualidade de água estabelecidos pela legislação do Estado de São Paulo e Brasileira. A estimação da proporção de amostras nos padrões qualidade de água foi por intervalo com 95% de confiança. Constatou-se que apenas 51,2% ± 8,8% das amostras de água da Bacia Hidrográfica estavam de acordo com o limite estabelecido nas legislações para águas doce de classe 2. Evidencia-se uma deficiência da qualidade microbiológica da água, visto que as concentrações de E. coli estão acima do limite estabelecido nas duas legislações em 48,8% ± 8,8% das amostras oferecendo riscos à saúde da população exposta e ao meio ambiente. Assim, destaca-se a importância do monitoramento da qualidade da água e de maiores investimentos sociopolíticos para efetivação das medidas de saneamento básico, a fim de verificar a qualidade das bacias hidrográficas e limitar possíveis surtos de doenças de veiculação hídrica.

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

Primo, E. P. de F., Vanzela, L. S., Mansano, C. F. M., & Américo-Pinheiro, J. H. P. (2023). Qualidade microbiológica da água na Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande e seu impacto na saúde pública . Scientific Journal ANAP, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3443