O uso do SIG como forma de correlacionar acesso inadequado ao saneamento básico e problemas de saúde: Criação de mapa de tendência à ocorrência de doenças de veiculação hídrica
Palavras-chave:
Saneamento básico. Doenças. SIG.Resumo
Este trabalho analisa a relação existente entre saneamento básico e saúde por meio do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). A relação entre estes dois temas tem sido pauta de vários estudos e análises ao longo da história da humanidade. Pesquisas já realizadas confirmam a relação intrínseca entre um ambiente com acesso inadequado de saneamento básico e a ocorrência de doenças. Neste artigo, utilizou-se dados disponíveis sobre áreas com déficit de saneamento básico no município de Juiz de Fora para a geração de um mapa de tendência à ocorrência de doenças de veiculação hídrica. Como forma de validar o resultado gerado, comparou o mapa final elaborado com a ocorrência de doenças registradas no município, obtendo uma proximidade significativa entre eles. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que um ambiente com acesso adequado ao saneamento básico contribui com a redução de ocorrências de doenças, melhorando a qualidade de vida da população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.