Análise da abordagem da educação ambiental no programa município verde azul
Palavras-chave:
Planejamento, Educação Ambiental, CidadesResumo
A educação ambiental é uma importante ferramenta na conscientização acerca da relevância do meio ambiente na vida das pessoas. Dada essa significância, parte, por vezes, do estado ofertar meios, propiciando à população vivências relacionadas à educação ambiental e suas ramificações. Nesse sentido, buscou-se analisar, qualitativamente, a diretiva do Programa Município Verde Azul que se relacionada à temática da Educação Ambiental, à luz dos principais documentos estaduais e nacionais que tratam da educação ambiental, sendo eles: Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA); Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA); Programa Estadual de Educação Ambiental (PEEA-SP); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - 1ª a 4ª séries); e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - 5ª a 8ª séries). Concluiu-se, portanto, que de um modo geral, conclui-se que os critérios estabelecidos pelo PMVA na diretiva que representa a Educação Ambiental, estão em consonância com os principais programas e políticas existentes no país, o que significa um avanço e padronização no fomento à EA, de forma legal. No entanto, o PMVA deve se atualizar, andar juntamente a contemporaneidade. Em sua origem, 2007, suas propostas respondiam aos problemas da época, atualmente, novas linhas, novos problemas surgiram, outras perspectivas e pontos de vistas são considerados e o programa deve se adequar a essa realidade, conferindo assim, um melhor planejamento para os municípios na gestão da Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.