Edifício Linck: Avaliação Bioclimática de um ícone Moderno no Patrimônio de Porto Alegre (RS)

Autores

  • Quétilan Rodrigues Domingues Arquiteta e Urbanista, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo e Paisagismo da UFSM.
  • Ana Elisa Moraes Souto Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo e Paisagismo da UFSM.

Palavras-chave:

Arquitetura bioclimática, Arquitetura moderna, Arquiteto Emil Bered, Adequação climática

Resumo

A arquitetura bioclimática busca conceber edificações adaptadas ao clima e às características físicas específicas de cada localidade. Entre as estratégias amplamente utilizadas nessa abordagem, destacam-se elementos de proteção solar, como brises, grelhas e cobogós, entre outros. Essas intervenções consideram, adicionamente, os aspectos de ventilação e iluminação natural de cada contexto visando otimizar o conforto térmico e luminoso das construções de maneira sustentável. Nesse sentido, a arquitetura moderna é o campo em que esses elementos foram amplamente aplicados, tornando o patrimônio moderno um recorte potencial para estudos que buscam compreender a aplicação de estratégias bioclimáticas em edificações. Este artigo tem como objetivo realizar análises bioclimáticas sobre o Edifício Linck, uma construção multifamiliar projetada pelos arquitetos Emil Bered, Salomão Kruchin e Roberto Félix Veronese em 1952, na cidade de Porto Alegre. A investigação busca compreender e destacar as estratégias bioclimáticas implementadas no projeto arquitetônico, visando contribuir para a compreensão do papel desempenhado pela sustentabilidade na arquitetura moderna e no patrimônio arquitetônico de Porto Alegre. O edifício faz parte de um acervo de construções representativas da arquitetura moderna, marcando o início do período de maior produção do movimento moderno na capital gaúcha. A pesquisa utiliza o método de observação das fachadas por meio de visitação in loco, o redesenho e a consulta à NBR 15.220 que traz recomendações sobre parâmetros construtivos em pról do conforto térmico para edificações. Apesar de a edificação ser datada da década de 1950, período em que não existiam normativas sobre conforto térmico em edificações, a pesquisa destaca o uso eficiente das estratégias adotadas no prédio. Além disso, evidencia o domínio dos arquitetos envolvidos no projeto, tanto na escolha dos materiais em relação às suas propriedades quanto nos aspectos físicos presentes no local de implantação da obra.

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

Domingues , Q. R., & Souto , A. E. M. (2024). Edifício Linck: Avaliação Bioclimática de um ícone Moderno no Patrimônio de Porto Alegre (RS). Scientific Journal ANAP, 2(11). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4911