Mapeamento de hotspots de fauna silvestre
Monitoramento das espécies atropeladas em rodovias do Agreste de Pernambuco
Palavras-chave:
Ecologia de estradas, Infraestrutura viária, MitigaçãoResumo
Objetivo - Este estudo buscou mapear os referidos hotspots, documentar as espécies mais afetadas e oferecer informações para elaboração de estratégias de mitigação no Agreste Meridional de Pernambuco.
Metodologia - A pesquisa foi realizada em dois trechos da rodovia BR-423 ao longo de oito meses, sendo registrados animais atropelados com o uso de georreferenciamento, fotografias e identificação taxonômica, para posterior análise espaciais no software QGIS para estimar a densidade de atropelamentos por meio de mapas de pontos quentes.
Originalidade/relevância - Existe uma crescente necessidade de identificar e mitigar os impactos das rodovias sobre a fauna silvestre, com destaque para os pontos críticos de atropelamento (hotspots) que, além de ameaçarem a biodiversidade, podem prejudicar serviços ecossistêmicos essenciais.
Resultados - Os mapas demonstraram uma alta densidade de atropelamentos em trechos específicos relacionados a corpos d'água e áreas de vegetação, como também em áreas de sítios e granjas, evidenciando uma grande movimentação de fauna nesses locais. Já a espécies mais registradas foram Rhinella jimi, principalmente em períodos chuvosos, seguida pelas espécies Cerdocyon thous e Didelphis albiventris.
Contribuições teóricas/metodológicas - O mapeamento dos pontos de maior intensidade de colisões, pontos críticos de atropelamentos, demonstram a associação destes com as características ambientais, os padrões sazonais e as características comportamentais das espécies.
Contribuições sociais e ambientais - Embasamento para tomada de decisões sobre as medidas de mitigação apropriadas, como a sinalização adequada, a redução de velocidade e a criação de passagens de fauna, que são de extrema importância para redução dos impactos à fauna e para a conservação da biodiversidade.
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