Revisão sistemática e análise Cienciométrica sobre a aplicação de metodologias ativas no ensino de educação ambiental para crianças em idade escolar
Palavras-chave:
Abordagens de ensino ativo, Aprendizagem experiencial, EcopedagogiaResumo
Objetivo – O estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática e análise cienciométrica sobre o uso de metodologias ativas na educação ambiental para crianças, investigando o panorama científico atual e identificando lacunas na literatura.
Metodologia – A pesquisa baseia-se na análise de artigos publicados na Web of Science entre 1994 e 2024, combinando revisão sistemática e análise cienciométrica para mapear tendências e padrões na produção acadêmica sobre o tema.
Originalidade/relevância – O estudo destaca a educação ambiental como um agente transformador essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. Apesar do reconhecimento das metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Sala de Aula Invertida, não foram encontrados artigos que abordassem especificamente sua aplicação na educação ambiental para crianças em idade escolar.
Resultados – Os achados indicam um crescimento gradual da produção acadêmica sobre o tema a partir de 2011, com pico em 2021. No entanto, ainda há uma lacuna na literatura no que se refere à aplicação das metodologias ativas no ensino de educação ambiental para crianças. O estudo demonstra que essas abordagens favorecem o protagonismo estudantil, a cidadania ativa e a construção de hábitos sustentáveis desde a infância, contribuindo para uma cultura escolar mais consciente e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Contribuições teóricas/metodológicas – O estudo reforça a necessidade de pesquisas adicionais sobre o uso de metodologias ativas no ensino infantil, especialmente no que se refere ao impacto dessas estratégias na formação de comportamentos pró-sustentabilidade.
Contribuições sociais e ambientais – A pesquisa evidencia que a implementação de metodologias ativas na educação ambiental pode fortalecer a inclusão, a colaboração e a formação de práticas sustentáveis desde a infância, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais engajados com a sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.