Revisão sistemática e análise Cienciométrica sobre a aplicação de metodologias ativas no ensino de educação ambiental para crianças em idade escolar

Autores

  • Leidyane Alves da Silva Mestranda, UEG, Brasil
  • Alyne Anne Silva Barreto Mestranda, UEG, Brasil
  • Débora de Jesus Pires Professora Doutora, UEG, Brasil
  • Rhewter Nunes Professor Doutor, UEG e UFG, Brasil

Palavras-chave:

Abordagens de ensino ativo, Aprendizagem experiencial, Ecopedagogia

Resumo

Objetivo – O estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática e análise cienciométrica sobre o uso de metodologias ativas na educação ambiental para crianças, investigando o panorama científico atual e identificando lacunas na literatura.

Metodologia – A pesquisa baseia-se na análise de artigos publicados na Web of Science entre 1994 e 2024, combinando revisão sistemática e análise cienciométrica para mapear tendências e padrões na produção acadêmica sobre o tema.

Originalidade/relevância – O estudo destaca a educação ambiental como um agente transformador essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. Apesar do reconhecimento das metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Sala de Aula Invertida, não foram encontrados artigos que abordassem especificamente sua aplicação na educação ambiental para crianças em idade escolar.

Resultados – Os achados indicam um crescimento gradual da produção acadêmica sobre o tema a partir de 2011, com pico em 2021. No entanto, ainda há uma lacuna na literatura no que se refere à aplicação das metodologias ativas no ensino de educação ambiental para crianças. O estudo demonstra que essas abordagens favorecem o protagonismo estudantil, a cidadania ativa e a construção de hábitos sustentáveis desde a infância, contribuindo para uma cultura escolar mais consciente e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Contribuições teóricas/metodológicas – O estudo reforça a necessidade de pesquisas adicionais sobre o uso de metodologias ativas no ensino infantil, especialmente no que se refere ao impacto dessas estratégias na formação de comportamentos pró-sustentabilidade.

Contribuições sociais e ambientais – A pesquisa evidencia que a implementação de metodologias ativas na educação ambiental pode fortalecer a inclusão, a colaboração e a formação de práticas sustentáveis desde a infância, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais engajados com a sustentabilidade.

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Publicado

2025-03-03

Como Citar

SILVA, Leidyane Alves da; BARRETO, Alyne Anne Silva; PIRES, Débora de Jesus; NUNES, Rhewter. Revisão sistemática e análise Cienciométrica sobre a aplicação de metodologias ativas no ensino de educação ambiental para crianças em idade escolar. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 12, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5564. Acesso em: 2 abr. 2025.