Educação para Sustentabilidade no Ensino Médio: A Exploração de Cassiterita sob os Aspectos Científicos, Tecnológicos, Sociais e Ambientais
Palavras-chave:
Educação em Ciências. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.Resumo
O Objetivo deste estudo foi analisar os resultados provenientes de uma sequência de atividades, sistematizadas com base na proposta dos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011) para discussão acerca da exploração da cassiterita em terras indígenas em relação à educação de qualidade, balizados nos pressuposto da abordagem com enfoque educacional em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (AIKENHEAD,2005,2009; AULER, SANTOS, 2011) na disciplina de química em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (GIL, 2022), do tipo estudo de caso, como procedimento de observação sistemática para coleta de dados, analisados à luz de Bardin (2011). A relevância do estudo recai no fato de que há poucos estudos nessa temática, colaborando para a sua originalidade. A pesquisa contribuiu para oferecer uma prática pedagógica com enfoque sustentável no ensino de ciências, perpassando por debates científicos, tecnológicos, sociais e ambientais. Como resultado, foi proporcionado momentos de situações-debate que potencializaram a abordagem interdisciplinar, possibilitando avanço dos discentes em sua percepção quanto à relevância da mineração com responsabilidade e sustentabilidade.
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