Elaboração de trilha Interpretativa em uma Unidade de Conservação urbana: ferramenta para a Educação Ambiental
Palavras-chave:
Parque do Ingá, Biodiversidade, Ferramenta de ensinoResumo
As Unidades de Conservação (UCs) são uma das principais formas de proteção da biodiversidade, legalmente instituídas, apresentando importância ambiental e cultural. Esses locais podem ser utilizados, sob algumas ferramentas de ensino, para sensibilizar os indivíduos sobre o meio em que vivem e os impactos ambientais. Apropriando da Trilha Interpretativa como tal ferramenta, um grupo de alunos da disciplina de Estágio supervisionado: Espaços Pedagógicos e Culturais, do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), executou uma Trilha no Parque do Ingá (Maringá-PR) com moradores locais, a fim de avaliar suas concepções antes, durante e após a execução da trilha acerca de conhecimentos da biodiversidade do parque e os atuais impactos ambientais. Os resultados apontaram que, a partir da participação na trilha interpretativa, os participantes desenvolveram uma visão mais atenta e curiosa em relação às espécies que habitam no parque e passaram a observar mais as plantas e animais da UC. O desenvolvimento de trilhas interpretativas, como a realizada neste trabalho, pode contribuir para a construção de maior consciência sobre as questões ambientais e também um maior envolvimento da população nos processos de gestão desses locais.
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