Proposta de Trilha Interpretativa no Parque do Ingá em Maringá-PR: um relato de experiência
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Interpretação Ambiental, Unidades de ConservaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos alunos dentro de uma disciplina de estágio supervisionado do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Maringá - UEM sobre o planejamento e execução de um projeto de extensão, pautado no desenvolvimento de uma trilha interpretativa no Parque do Ingá, Unidade de Conservação (UC) localizada no município de Maringá-PR, dentro dos fundamentos da Educação Ambiental (EA). Para subsidiar a elaboração do projeto, a disciplina contou com o apoio de uma pós-graduanda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM – UEM) que realizou seu estágio docência na componente curricular em questão. A partir da temática selecionada, a pós-graduanda realizou uma oficina com fundamentos teóricos e práticos para se trabalhar a EA em UCs, cujos encontros foram realizados tanto em sala de aula na UEM, como no Parque do Ingá, com uma carga horária total de 30 horas. Oito visitantes, que foram voluntários em participar da trilha guiada, responderam a um questionário elaborado pelos graduandos/guias, no início e no fim do percurso. A análise dos questionários e de todo processo formativo indicam que a proposta de trilha interpretativa elaborada contribuiu não apenas para os visitantes, mas, também, trouxe conhecimentos enriquecedores para os graduandos, a partir da experiência de elaboração de trilha, planejamento, discussões e reflexões conjuntas, acerca dos fundamentos e práticas da EA e UCs.
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