Aprendizagem baseada em projetos em educação ambiental

Autores

  • Fayga Klivia da Silva Reis Graduando, UFPA, Brasil.
  • Maria Ludetana Araújo Professora Doutora, UFPA, Brasil.

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Engajamento, Competências Socioambientais

Resumo

O texto versa sobre um projeto que se baseia em uma pesquisa-ação tendo como objetivo avaliar a eficácia da aprendizagem baseada em projetos (ABP) em um curso de educação ambiental para estudantes do ensino médio. A ABP é uma abordagem educacional que enfatiza a resolução de problemas práticos e a aplicação do conhecimento em um contexto significativo. Essa metodologia é especialmente adequada para a educação ambiental, que busca desenvolver competências para a sustentabilidade e a cidadania responsável (TANAKA; SANTOS, 2015). O referido curso será ministrado em uma escola pública e contou com a participação de 30 alunos, divididos em seis grupos de cinco. O método consiste em um processo de cinco etapas: (1) identificação do problema ambiental local, (2) pesquisa sobre o tema, (3) elaboração de um projeto para solucionar o problema identificado, (4) implementação do projeto e (5) apresentação dos resultados. Os alunos serão orientados por professores e por um consultor externo especialista em educação ambiental. Os resultados esperados visam que a ABP foi efetiva na promoção da aprendizagem significativa, do engajamento dos alunos e do desenvolvimento de competências para a sustentabilidade. Almeja-se que os alunos demonstrem um aumento na compreensão dos conceitos de sustentabilidade, da interdependência entre os seres vivos e do papel do ser humano no ambiente na realidade da Amazônia que ainda encontra dificuldades em função de sua dimensão internacional (VALE, 2022). Além disso, espera-se se os alunos se envolvam ativamente em atividades práticas, como coleta seletiva de lixo, plantio de árvores e educação ambiental para a comunidade local. As conclusões indicam que a ABP é uma abordagem pedagógica adequada para a educação ambiental, pois permite a construção do conhecimento de forma significativa, o desenvolvimento de competências socioambientais e a reflexão crítica sobre os problemas ambientais locais (CUNHA; BARBOSA, 2018). A participação de um consultor externo especialista em educação ambiental é fundamental para o sucesso do projeto, pois traz novas perspectivas e estimulou a reflexão crítica sobre as questões ambientais. Em síntese, este projeto visa demonstrar que a ABP pode ser uma metodologia eficaz para a educação ambiental, permitindo que os alunos aprendam de forma significativa, engajem-se em atividades práticas e desenvolvam competências para a sustentabilidade e a cidadania responsável. Essa abordagem pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o cuidado do meio ambiente numa vertente de sustentabilidade condizente com uma sociedade capitalista onde a escola analisada está inserida (VIEIRA; FERREIRA, 2017).

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Publicado

2023-08-26

Como Citar

REIS , Fayga Klivia da Silva; ARAÚJO , Maria Ludetana. Aprendizagem baseada em projetos em educação ambiental. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 5, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4169. Acesso em: 21 dez. 2024.