Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios para a formação comprometida com o meio ambiente.
Palavras-chave:
educação ambiental, práticas pedagógicas, ensino fundamentalResumo
A educação ambiental é uma temática cada vez mais relevante para a manutenção da vida, à medida que cresce a preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca por um desenvolvimento sustentável, assim iniciar a temática da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental torna-se um tema de grande importância, já que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são questões fundamentais para o futuro do planeta e da humanidade. Este artigo considera duas dissertações que abordam a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: "Educação e Cidadania Ambiental: Perspectivas Educativas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental" de Carla da Silva Ribeiro e "Educação Ambiental nos Anos Iniciais: uma Proposta com Sequência Didática" de Celia Rejane Gonçalves. O objetivo foi identificar as temáticas abordadas, as metodologias utilizadas, pontos fortes e lacunas na abordagem a temática educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Ambas as dissertações enfatizam a importância da educação ambiental nos anos iniciais, com foco na relação entre educação e cidadania ambiental, participação da comunidade escolar e práticas pedagógicas inovadoras. A análise revela a necessidade de aprofundar a interdisciplinaridade, integração curricular e reflexão sobre os desafios práticos da implementação da educação ambiental no contexto escolar. As dissertações apresentam bases teóricas sólidas, metodologias inovadoras e contribuições valiosas para educadores interessados em fortalecer a consciência ambiental a partir dos primeiros anos escolares. Conclui-se que, este é um campo que necessita ser estudado e discutido em todos os espaços de educação seja ele formal ou não formal, pois somente com a real compreensão da necessidade dos cuidados com o nosso ambiente é que será possível implementar estratégias que, de fato, possam contribuir para práticas educativas com a superação das lacunas existentes e dos desafios práticos, promovendo uma implementação efetiva da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental.
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