Escola do Campo e Sustentabilidade no Assentamento Geraldo Garcia: o Papel da Disciplina de Agroecologia na E.M Darcy Ribeiro para à Práxis da Conscientização Socioambiental
Palavras-chave:
Escola de Campo, Assentamento, Disciplina de Agroecologia, SustentabilidadeResumo
O presente artigo buscou refletir sobre o papel da escola, EM Darcy Ribeiro, que, por meio da disciplina de agroecologia, vem incentivando projetos de produção sustentável no Assentamento Geraldo Garcia no município de Sidrolândia – MS em contraposição aos avanços da monocultura do agronegócio. Demonstramos, também, que desde que a monocultura se implantou, o território do assentamento sofreu perdas nos biomas naturais, tendo sua biodiversidade do cerrado quase extinta. Compreendemos que a escola é parte fundamental nesse processo de mudança, de maneira a conscientizar a comunidade acerca da importância da recuperação e conservação dos recursos naturais para o equilíbrio do ecossistema. Na disciplina de agroecologia a escola do campo tem trabalhado com ações, como a prática de reflorestamento de pequenas áreas e dos quintais ecológicos para a conservação e atração de espécies vegetais e animais para o ecossistema desse território. Também, é necessário pensar o uso dos recursos naturais pelas famílias como fonte de alimentos e de renda. Por outro lado, também, faz-se necessário a reflexão acerca do uso indiscriminado de produtos químicos como a principal causa dos impactos ambientais no território. A metodologia do trabalho se deu por meio de discussão teórica, pesquisa de campo e observação-participante na escola e no assentamento, registros fotográficos e diálogos com os profissionais da educação da escola e da comunidade escolar envolvida.
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