Avaliação do desempenho dos Modelos Climáticos Globais do projeto CMIP6 em simular variáveis climáticas na região do Sistema Cantareira
Palavras-chave:
CMIP6, Modelos Climáticos Globais, Mudanças ClimáticasResumo
Tem sido mostrado que Sistema Cantareira é altamente suscetível aos efeitos da variabilidade e mudanças climáticas. Gestores de recursos hídricos necessitam de informações menos incertas sobre a projeção de mudanças climáticas para medidas adaptativas. Entender a capacidade dos modelos climáticos globais em simular as variáveis climáticas é essencial para obter previsões de confiança. Neste contexto, este trabalho busca avaliar e ranquear o desempenho de 10 modelos climáticos globais do recente Coupled Model Intercomparison Project Phase 6 (CMIP6) em simular as principais variáveis climáticas para a área do Sistema Cantareira. Para isso, foram utilizadas várias métricas estatísticas (r, RMSE, Pbias e KGE) a fim de avaliar o desempenho de cada modelo em relação ao período observado (2000-2013) e combinar os resultados para ranquear os desempenhos. Os resultados mostram que os modelos que tiveram o melhor e pior desempenho para dados de precipitação foram EC-EARTH3 e NorESM2-MM, respectivamente, para umidade relativa do ar, INM-CM4_8 e IPSL-CM6A-LR, para radiação solar, INM-CM5 e MIROC6, para temperatura máxima, ACCESS-ESM1-5 e MIROC6, para temperatura mínima, ACCESS-ESM1-5 e IPSL-CM6A-LR e para velocidade do vento, MRI-ESM2 e INM-CM4_8. No geral, o estudo evidencia a importância da avaliação individual dos modelos e da seleção adequada destes para a geração de informações confiáveis em estudos climáticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.