Análise da Mesoacessibilidade das Linhas de Ônibus na UFPB
Um Estudo de Caso em João Pessoa, PB
Palavras-chave:
Mesoacessibilidade, Transporte público, Mobilidade urbana, Análise geoespacialResumo
Objetivo – Este estudo busca analisar a mesoacessibilidade das linhas de ônibus que atendem a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, considerando a necessidade de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana e os desafios decorrentes da dependência de automóveis particulares no Brasil. A pesquisa visa identificar desigualdades na distribuição da frota e propor melhorias no serviço de transporte público.
Metodologia – A análise foi conduzida por meio da integração de dados geoespaciais com a análise de Ordens de Serviço dos Ônibus (OSO), utilizando programação Python e bibliotecas especializadas (GeoPandas, Folium, Branca, Sklearn e Shapely). O estudo examinou 10 linhas de ônibus que conectam a UFPB ao centro da cidade e às áreas periféricas, identificando padrões de sobrecarga e acessibilidade.
Originalidade/relevância – O estudo contribui para a análise espacial do transporte público ao aplicar técnicas inovadoras de geoprocessamento para avaliar a mesoacessibilidade e identificar desigualdades na distribuição da frota. A abordagem reforça a importância da mobilidade urbana sustentável e oferece subsídios para políticas públicas mais eficazes no setor.
Resultados – Os achados revelam uma distribuição desigual da frota de ônibus, com algumas linhas sobrecarregadas, o que impacta diretamente a acessibilidade e a qualidade do serviço prestado. A pesquisa demonstra como a análise espacial pode ser utilizada para otimizar a alocação dos veículos e melhorar a eficiência do transporte público.
Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa demonstra a aplicabilidade da análise de mesoacessibilidade na avaliação do transporte público, utilizando ferramentas computacionais avançadas para processar dados geoespaciais e identificar padrões no sistema de mobilidade urbana.
Contribuições sociais e ambientais – A pesquisa reforça a necessidade de otimização do transporte público para reduzir a dependência de automóveis particulares, minimizando impactos ambientais e promovendo um sistema de mobilidade mais acessível e sustentável. Além disso, oferece subsídios para intervenções urbanas que ampliem o acesso ao transporte público de forma mais equitativa.
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